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* Documentos necessários para alugar um imóvel

Do Locador:


• Título aquisitivo comprovando aquisição do imóvel (procuração se for o caso);

Locatário e Fiador - Pessoa Física

• Ficha Cadastral preenchida e assinada
• Cópias comprovantes de renda dos três últimos meses (para assalariados, aposentaos e funcionários públicos) ou declaração elaborada por contador em formulário padrão CRC (para autônomos, profissionais liberais e empresários)
• Carteira de Identidade original e cópia (do casal)
• CPF original e cópia (do casal)
• Última conta de luz e telefone
• Carteira de trabalho (cópia autenticada das páginas de identificação - frente e verso, qualificação civil, contrato de trabalho a atualização salarial)
• Cópia simples da certidão de casamento
• Declaração do Imposto de Renda completa com o comprovante de entrega (cópia simples)
• Matrículas originais atualizadas do Registro de Imóveis quitados (fiador)

Locatário Pessoa Jurídica

• Ficha Cadastral preenchida e assinada com o carimbo do CNPJ
• Faturamento mínimo de 3 (dez) vezes o valor do aluguel mais encargos
• Cartão do CNPJ (cópia simples)
• Contrato Social e as duas últimas alterações (cópia autenticada)
• Originais e cópias das Carteira de Identidade e CPF dos representantes legais da empresa
• Declaração do Imposto de Renda com o carimbo de entrega (cópia simples)
• DARF do PIS ou COFINS - últimos 3 (três) meses (cópia autenticada)
• Balanço e Balancete (últimos)


* O que você precisa para alugar um imovel

Abaixo você encontra um resumo com algumas dicas que irão ajudar você a vender seu imóvel mais rápido e auferindo o melhor preço que por ele pode ser cobrado:


Paredes, tetos, pisos, carpetes, cortinas, luminárias e ventiladoresde teto.

• Uma mão de tinta faz uma tremenda diferença. Não se esqueça de retocar os rodapés.
• Tirar poeira, limpar e lustrar as luminárias e ventiladores de teto.
• Tirar poeira, lavar ou limpar as cortinas.
• Limpar os carpetes.
• Encerar os pisos. 

Estantes, prateleiras, closet e armários.

• Organize os objetos nas prateleiras.
• Doe os objetos, roupas e utensílios, que você não precisa ou não usa mais, para uma igreja ou instituição de caridade.
• Comece a embalar os itens que você não irá precisar nos próximos meses.
• Embale todas as roupas que estão fora da estação.
• Dobre os lençóis, fronhas, adredons, colchas, toalhas e pendure as roupas como se estivessem dispostas num anuncio de venda de closets e armários embutidos.
• Cheire os armários e/ou closets, e se tiver odor de roupa guardada há muito tempo, espalhe sabonetes ou sachets com odor de sua preferência. Idem para sapateiras. 

Eletrodomésticos, maçanetas, puxadores e acessórios para cozinha e banheiro.

• Certifique-se de que todos os eletrodomésticos funcionam perfeitamente.
• Verifique se ha torneiras ou chuveiros pingando e conserte.
• A banheira ou hidromassagem funciona perfeitamente?
• A porta do blindex abre e fecha suavemente?
• Lustre todos os acabamentos, puxadores, e maçanetas de metais e troque os que estiverem danificados ou descascando. 

Janelas, portas, espelhos e iluminação.

• Certifique-se de que todas as portas abrem e fecham sem fazer barulho.
• Idem para portas dos closets e armários.
• Os espelhos têm alguma mancha ou trincado? -caso positivo, troque.
• Vidros das janelas e espelhos tem que estar brilhando.
• Verifique se há lâmpadas queimadas e troque.
• Se houver cantos escuros crie iluminação.

Mais uma coisa: - já esta comprovado que compradores em potencial se sentem mais à vontade quando os proprietários não estão presentes durante sua visita.

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* Dicas para escolher seu imóvel

Antes de adquirir um imóvel, tenha em mente que será necessário fazer a documentação do mesmo e que este valor é considerável. Muitos agentes financeiros inserem o valor da escritura no financiamento, mas esteja preparado para o caso de ter que pagá-lo a vista, caso não esteja adquirindo seu imóvel através de financiamento ou mesmo se o plano que você optar não possuir este recurso.

O valor das despesas de transferência, escritura e registro do imóvel são pré-fixados nos respectivos cartórios e órgãos públicos. Válidas para todo Estado de São Paulo, a Tabela I dos Tabelionatos de Notas (que lavram as escrituras) e dos Cartórios de Registro de Imóveis são progressivas e variam de acordo com o valor total do imóvel. Para os cálculos dessas despesas, vale o que for maior: o valor venal da unidade ou seu preço de venda no mercado.

Na compra de um imóvel, o comprador terá de pagar:

  • O Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis - Inter Vivos (ITBI - IV) à prefeitura, correspondente a 2%  do valor do imóvel - S.J. Campos/SP.
  • Despesas com a escritura, em qualquer Cartório de Notas do país (tabela progressiva de acordo com o valor do imóvel)
  • Registro desse documento no Cartório de Registro de Imóveis da comarca onde o imóvel está situado (tabela progressiva de acordo com o valor do imóvel).

Nota: Tanto a Tabela I dos Tabelionatos de Notas como a Tabela II dos Ofícios de Registro de Imóveis, do site da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo, deve ser aplicada nos casos em que o imóvel seja pago à vista e cuja vaga de garagem faça parte da mesma matrícula. Vaga com matrícula e IPTU à parte exigem registro em separado do imóvel.

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* Dicas para venda do seu imóvel

Se você quer vender o seu imóvel primeiro tem que decidir o preço correto de venda. É uma decisão importante que você tem que tomar, pois os compradores fazem comparações com os preços de outros imóveis, similares ao seu, à venda em sua área.

Nosso trabalho de consultoria imobiliária pode ajudá-lo a determinar o preço de mercado de sua propriedade de maneira que você obtenha o preço “cheio” que tanto deseja.

Nosso objetivo, é vender o seu imóvel o mais rápido possível, pelo maior preço que puder ser alcançado, e com o menor esforço, stress e envolvimento de sua parte.


Algumas coisas a serem consideradas quando você determina o preço de venda:

• Qual a data de construção do seu imóvel e como esta o seu estado geral de conservação?
• Está precisando de reforma?
• Por que preço alguns imóveis similares ao seu foram vendidos nesta área.?

Lembre-se, o seu imóvel só vale o preço que alguém estiver disposto a pagar por ele. Quando se está vendendo um imóvel não há uma garantia de que o comprador vai simplesmente tocar o seu interfone, visitar o imóvel e fechar o negócio. Na maioria dos casos, você tem que levar o seu imóvel até o comprador. Um trabalho de marketing bem feito ajudará a sua propriedade ser divulgada, com total sigilo e segurança, de maneira a atrair compradores querendo fechar negócio e prontos para lavrar a escritura.

Utilizando o nosso serviço personalizado, seu imóvel será colocado no mercado através da utilização dos mais modernos métodos de comunicação existentes no segmento imobiliário, inclusive sendo visualizado na internet. Na maioria das vezes, quando um comprador for levado para ver seu imóvel, ele não vai só “dar uma olhada” e sim fazer uma verdadeira inspeção. A primeira impressão do comprador ao visitar seu imóvel é muito importante. A comparação de preços que geralmente é feita, decorrente da situação do mercado de imóveis na sua área, não é o único fator que influenciará o seu objetivo de alcançar o preço top que você deseja. A aparência e o estado geral de seu imóvel, é que irá gerar uma reação emocional no comprador, e o desejo de fechar o negócio. Você tem que gastar o menos possível preparando seu imóvel para ser vendido. Um comprador certamente ficará impressionado vendo uma cozinha com armários modulados novos, no entanto ele não vai querer pagar um valor extra por isto...

Existe uma diferença muito grande entre trocar um puxador do armário, uma torneira, dar uma mão de tinta, e instalar uma cozinha planejada nova.

Antes de você iniciar qualquer preparativo no intuito de criar um ambiente agradável aos olhos do comprador ligue ou e-mail-nos para consulta e aconselhamento grátis.

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* O que você precisa para adquirir seu imóvel

Antes de adquirir um imóvel, tenha em mente que será necessário fazer a documentação do mesmo e que este valor é considerável. Muitos agentes financeiros inserem o valor da escritura no financiamento, mas esteja preparado para o caso de ter que pagá-lo a vista, caso não esteja adquirindo seu imóvel através de financiamento ou mesmo se o plano que você optar não possuir este recurso.

O valor das despesas de transferência, escritura e registro do imóvel são pré-fixados nos respectivos cartórios e órgãos públicos. Válidas para todo Estado de São Paulo, a Tabela I dos Tabelionatos de Notas (que lavram as escrituras) e dos Cartórios de Registro de Imóveis são progressivas e variam de acordo com o valor total do imóvel. Para os cálculos dessas despesas, vale o que for maior: o valor venal da unidade ou seu preço de venda no mercado.

Na compra de um imóvel, o comprador terá de pagar:

  • O Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis - Inter Vivos (ITBI - IV) à prefeitura, correspondente a 2%  do valor do imóvel - S.J. Campos/SP.
  • Despesas com a escritura, em qualquer Cartório de Notas do país (tabela progressiva de acordo com o valor do imóvel)
  • Registro desse documento no Cartório de Registro de Imóveis da comarca onde o imóvel está situado (tabela progressiva de acordo com o valor do imóvel).

Nota: Tanto a Tabela I dos Tabelionatos de Notas como a Tabela II dos Ofícios de Registro de Imóveis, do site da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo, deve ser aplicada nos casos em que o imóvel seja pago à vista e cuja vaga de garagem faça parte da mesma matrícula. Vaga com matrícula e IPTU à parte exigem registro em separado do imóvel.


Abaixo você encontra um resumo com algumas dicas que irão ajudar você a vender seu imóvel mais rápido e auferindo o melhor preço que por ele pode ser cobrado:

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* Dicas para vender mais rápido seu imovel

Paredes, tetos, pisos, carpetes, cortinas, luminárias e ventiladoresde teto.

• Uma mão de tinta faz uma tremenda diferença. Não se esqueça de retocar os rodapés.
• Tirar poeira, limpar e lustrar as luminárias e ventiladores de teto.
• Tirar poeira, lavar ou limpar as cortinas.
• Limpar os carpetes.
• Encerar os pisos. 

Estantes, prateleiras, closet e armários.

• Organize os objetos nas prateleiras.
• Doe os objetos, roupas e utensílios, que você não precisa ou não usa mais, para uma igreja ou instituição de caridade.
• Comece a embalar os itens que você não irá precisar nos próximos meses.
• Embale todas as roupas que estão fora da estação.
• Dobre os lençóis, fronhas, adredons, colchas, toalhas e pendure as roupas como se estivessem dispostas num anuncio de venda de closets e armários embutidos.
• Cheire os armários e/ou closets, e se tiver odor de roupa guardada há muito tempo, espalhe sabonetes ou sachets com odor de sua preferência. Idem para sapateiras. 

Eletrodomésticos, maçanetas, puxadores e acessórios para cozinha e banheiro.

• Certifique-se de que todos os eletrodomésticos funcionam perfeitamente.
• Verifique se ha torneiras ou chuveiros pingando e conserte.
• A banheira ou hidromassagem funciona perfeitamente?
• A porta do blindex abre e fecha suavemente?
• Lustre todos os acabamentos, puxadores, e maçanetas de metais e troque os que estiverem danificados ou descascando. 

Janelas, portas, espelhos e iluminação.

• Certifique-se de que todas as portas abrem e fecham sem fazer barulho.
• Idem para portas dos closets e armários.
• Os espelhos têm alguma mancha ou trincado? -caso positivo, troque.
• Vidros das janelas e espelhos tem que estar brilhando.
• Verifique se há lâmpadas queimadas e troque.
• Se houver cantos escuros crie iluminação.

Mais uma coisa: - já esta comprovado que compradores em potencial se sentem mais à vontade quando os proprietários não estão presentes durante sua visita.